FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Laser

Contamos com vários tratamentos a Laser: *Rejuvenescimento 3D *Perda de Medida *Tratamento estrias *Tratamento celulite *Depilação e muitos outros...

Twitter

Alguns tipos de doenças seus respectivos tratamentos

Dermatologia clínica e cirúrgica

• ACNE

É uma doença crônica, comum em adolescentes e menos frequente em adultos entre 20 e 40 anos. Caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face e manifestada por fatores variados, como genético, hormonal e hiperprodução sebácea. Nos casos mais graves, pode deixar marcas como manchas, alterações da superfície da pele e cicatrizes deprimidas.

Como a Vitalité trata

Vários recursos podem ser indicados para o tratamento da acne, dependendo de cada quadro.

Entre as técnicas aplicadas nos tratamentos da acne, estão: limpeza de pele profunda, peelings químicos, LIP (luz intensa pulsada), infiltrações intralesionais, drenagens cirúrgicas, além de tratamentos para correção de cicatrizes.

Geralmente adota-se a interação de técnicas de aplicação, com medicações via oral.

• CALVÍCIE FEMININA

Diferente do que muitos acreditam, a calvície não é um problema que afeta apenas o sexo masculino: uma em cada cinco mulheres apresenta algum grau de calvície.

A manifestação clínica da queda capilar feminina tende a ser mais sutil e difusa, ocorrendo em todo o couro cabeludo ou no topo da cabeça. A principal causa é genética, porém com menor freqüência que nos homens. Fatores como dietas mal orientadas, envelhecimento, diminuição dos níveis hormonais e muitos outros também podem causar a calvície feminina, fazendo-se necessário o diagnóstico correto de um especialista para indicar o melhor tipo de tratamento.

Como a Vitalité trata

1. Tratamento clínico

Após criteriosa análise de cada caso, o especialista decidirá pelo tratamento mais adequado, que pode ser desde tratamentos hormonais, até os mesmos medicamentos usados para tratamento da calvície masculina.

2. Tratamento cirúrgico

Microtransplante capilar

Topo

• CALVÍCIE MASCULINA

Refere-se ao enfraquecimento das ligações do fio de cabelo no seu folículo, levando à queda. A causa mais comum é a alopecia androgenética – situação hereditária que apresenta comportamento dominante nos homens, justificando a alta incidência da calvície masculina: de 65 a 70%. É manifestada pelo clareamento e afinamento progressivo dos fios, podendo inclusive tornar os cabelos mais lisos.

Como a Vitalité trata

1. Tratamento clínico

Apenas duas medicações possuem clara comprovação científica no tratamento da calvície. São elas:

• Minoxidil – melhora a circulação no couro cabeludo para diminuir a queda capilar, engrossar os fios e, em menor grau, promover o crescimento de cabelos;

• Finasterida – age na causa da alopecia androgenética, bloqueando o processo de miniaturização e a queda capilar.

Para atingir os resultados esperados e evitar complicações, será imprescindível seguir as orientações dos médicos da Vitalité, que passarão um tratamento personalizado para cada caso.

As pesquisas avançam, e o surgimento de novas terapias apontam para uma maior eficácia na abordagem dos casos de calvície.

2. Tratamento cirúrgico

Microtransplante capilar

Topo

• CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é o de maior incidência entre todos os cânceres. O diagnóstico precoce pode significar cura completa, assim como cuidados preventivos e monitoração de pessoas com lesões suspeitas podem ser determinantes na solução da maioria dos casos. É geralmente sinalizado por feridas que não cicatrizam, sangram ou estão crescendo. Os tipos mais comuns são:

• Carcinoma Basocelular – tumor de evolução menos agressiva, que geralmente ocorre em áreas mais expostas ao sol (rosto, braços e pernas).

• Carcinoma Espinocelular – tumor causado pelo sol e por traumatismos constantes na pele e mucosas (boca, lábios e genitais). Pode ocorrer em cicatrizes antigas, de queimaduras, feridas, radiodermites.

• Melanoma – tumor de pele maligno que pode surgir por pinta já existente ou aparecer como lesão nova.

Como a Vitalité trata

A análise cuidadosa de cada caso vai determinar o tipo de conduta a ser tomada. Exames dermatológicos periódicos e medidas diárias de fotoproteção, principalmente em pessoas de pele clara, permitem a prevenção e o diagnóstico precoce do problema.

Na maior parte dos casos, o tratamento é cirúrgico ou através da destruição das lesões por criocirurgia com nitrogênio líquido, ácidos ou cremes. A terapia fotodinâmica é outra modalidade de tratamento que vem ganhando espaço nos casos mais leves.

É importante que todas as medidas visem o tratamento na fase mais inicial da doença, garantindo assim a cura na maioria dos casos.

Além do tratamento, a Vitalité valoriza a prevenção por meio de exames clínicos, tratamento de lesões precursoras do câncer e monitoramento de lesões.

Topo

• CISTO/LIPOMA

Os cistos são tumores benignos que podem ocorrer em várias regiões do corpo. Caracterizados por nódulos, normalmente arredondados e de tamanhos variados, apresentam um pequeno orifício central que, quando submetido à pressão, pode eliminar uma substância esbranquiçada de cheiro forte.

Os lipomas, muitas vezes, apresentam-se como nódulos múltiplos espalhados pelo corpo, e têm caráter familiar.

Como a Vitalité trata

O tratamento se dá com pequena cirurgia de remoção, feita geralmente na própria Clínica Vitalité.

Topo

• DOENÇAS CAPILARES

São sinalizadas por alterações na haste do cabelo, quedas, lesões no couro cabeludo, oleosidade excessiva e outros sintomas indicativos de alterações dermatológicas, sistêmicas, metabólicas, psicossomáticas, constitucionais e genéticas. Além do aspecto estético, as alterações capilares podem revelar outros problemas de saúde.

Como a Vitalité trata

A Vitalité possui especialistas aptos a diagnosticar e tratar qualquer distúrbio dos cabelos e do couro cabeludo. Muitas vezes, um exame clínico cuidadoso pode elucidar o problema. Porém, há casos em que é necessária a realização de exames complementares, como estudo hematológico, bioquímico, sorológicos, parasitológicos, micológicos e biópsias para estudo anátomo-patológico.

Topo

• HERPES

É uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com esse vírus ocorre geralmente na infância, mas a doença costuma se manifestar na fase adulta, quando o vírus pode ser reativado pela exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre e outras infecções que diminuem a resistência orgânica.

Como a Vitalité trata

O tratamento depende de cada caso e deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas. São indicadas medicações de uso local (cremes ou soluções) ou via oral, na forma de comprimidos.

Topo

• HIPERIDROSE

A sudorese excessiva é um problema que acomete grande número de pessoas. Provocada por causas diversas – que vão desde alterações emocionais até doenças metabólicas e neurológicas –, a hiperidrose atinge com maior frequência as axilas, regiões palmares e plantares. Muitas vezes, causa constrangimento aos seus portadores, comprometendo o convívio social e profissional.Os tratamentos visam diminuir a sudorese por métodos diversos, sendo a toxina botulínica e a simpatectomia (cirurgia) os mais efetivos.

Como a Vitalité trata

A toxina botulínica é aplicada no local afetado, interrompendo a produção de suor. Os resultados são visíveis após dois dias da aplicação, surtindo efeito máximo depois de 15 dias. Esse efeito se mantém por vários meses e a sudorese volta gradualmente, sinalizando a necessidade de reaplicação.

Topo

• MANCHAS ESCURAS

Existem vários tipos de manchas escuras de causas múltiplas, que vão da exposição ao sol até alterações hormonais, metabólicas e pós inflamatórias. As manchas podem ser superficiais, médias ou profundas.

Como a Vitalité trata

Após entrevista criteriosa, exames dermatológicos e complementares, chega-se a um diagnóstico preciso que indica a melhor abordagem terapêutica.

Os tratamentos incluem protetor solar para uso diário, cremes clareadores e anti-inflamatórios. Além disso, a Vitalité utiliza métodos de peelings químicos, nitrogênio líquido (crioterapia), laser ou microdermoabrasão (peeling de cristal).

Topo

• MICOSES

Micoses são infecções causadas por fungos. Podem ser classificadas por:

• Micoses profundas – são provocadas por fungos que, além de acometer a pele, podem afetar outros órgãos (gânglios, pulmões, cérebro). Esporotricose, blastomicose, cromomicose são as mais importantes, ainda que pouco frequentes.

• Micoses superficiais – são causadas por fungos que podem atingir a pele, mucosas, unhas e cabelos.

• Dermatofitoses – são micoses causadas por fungos do grupo dos dermatófitos. Podem agredir cabelos e unhas, mas são mais comuns em áreas de dobras e úmidas, como virilha e entre os dedos dos pés (frieiras). Quando acometem o cabelo, podem causar queda capilar. Nas unhas, costumam dar espessamento, coloração amarelada e perda do brilho.

• Monilíase – são provocadas por fungos do gênero Candida. Conhecida também como “sapinho”, é mais frequente na infância e acomete geralmente as mucosas, apesar de poder atingir também pele e unhas.

• Pitiríase versicolor – conhecida como micose de praia, é causada pelaMalasezia furfur. Caracteriza-se por manchas brancas ou acastanhadas descamativas localizadas no tronco, pescoço e rosto. Existe predisposição familiar e as recaídas são frequentes.

Como a Vitalité trata

O diagnóstico preciso é fundamental para o acompanhamento adequado. Exames micológicos e culturas vão identificar os agentes causadores.

Após a identificação do perfil do quadro, o tratamento pode ser conduzido com medicamentos via oral ou local, por meio de cremes, loções, talcos e esmaltes, isoladamente ou associados.

Outro recurso é a Luz de Wood, que, além de ser útil no controle do tratamento, permite em um exame simples (durante a consulta) a identificação da doença, bem como sua extensão.

Eventualmente, procedimentos cirúrgicos são necessários para tratar micoses de unha e cromomicoses.

A importância de ações preventivas é enfatizada pelos profissionais da Vitalité, que, entre outras orientações, indicam hábitos de higiene e vestuário adequado, além do uso eventual de medicamentos que contribuam para uma pele mais saudável, livre dos fungos.

Topo

• PSORÍASE

Trata-se de uma afecção crônica de causa desconhecida. Caracteriza-se pelo aparecimento de placas vermelhas descamativas que coçam. São localizadas principalmente nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região sacral, mas podem ocorrer também alterações das unhas e acometimento das articulações. Além da genética, estima-se que alterações emocionais podem desencadear as lesões.

Como a Vitalité trata

O tratamento depende da extensão e do grau de comprometimento da pele e das articulações.

As manifestações mais leves geralmente são controladas apenas com o uso de medicamentos tópicos. Nos casos mais avançados, podem ser necessários medicamentos sistêmicos via oral, injetáveis, infiltrações e fototerapia.

Topo

• ROSÁCEA

Conhecida como acne do adulto, mais comum em mulheres acima de 30 anos, é uma afecção crônica da pele do rosto que causa vermelhidão, inflamação e eventualmente coceira, dilatação dos vasos e pápulas (bolinhas).

Em alguns indivíduos, pode ocorrer aumento do volume do nariz por hipertrofia das glândulas sebáceas (rinofima).

Além de fatores hereditários e psicológicos, acredita-se que sua manifestação ocorra pela bactéria Helicobacter pylori ou pelos parasitas na pele (Demodex). É agravada pela exposição solar excessiva, vento, álcool, cigarro, pimenta, banho quente, alguns cosméticos etc.

Como a Vitalité trata

O tratamento é individualizado, de acordo com o quadro. Podem ser usados medicamentos sistêmicos à base de antibióticos e antiparasitários, além de cremes, gel ou loção com antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários e filtros solares.

Atualmente, a tecnologia do laser LIP (luz intensa pulsada) também vem sendo empregada com ótimos resultados.

Topo

• SEBORREIA

Quadro muito frequente, trata-se de uma inflamação crônica que surge em indivíduos geneticamente predispostos. Pode se manifestar já nos primeiros meses de vida e com maior intensidade após a puberdade. As erupções típicas da doença ocorrem predominantemente nas áreas mais oleosas da pele, como rosto, tórax, axilas e couro cabeludo, provocando caspa e coceira. Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que, além da oleosidade excessiva, o fungoPityrosporum ovale pode estar envolvido no processo inflamatório.

Como a Vitalité trata

O grau do comprometimento, localização das lesões e idade do paciente vão influenciar na escolha do tratamento para o controle dos sintomas, já que não há medicação que cure definitivamente a dermatite seborréica. São utilizados remédios em xampus, cremes, sabonetes, loções e, dependendo da intensidade do quadro, medicamentos de uso sistêmico.

Topo

• UNHAS ENCRAVADAS

Trata-se do encravamento de uma das pontas da unha na pele ao seu redor, geralmente causado pelo corte incorreto das unhas, por sapatos apertados ou de bico fino. Manifesta-se a partir do momento que a ponta da unha mal cuidada cresce em direção da pele, causando a inflamação.

O processo costuma ser agravado com as tentativas de “desencravar” a unha por conta própria, ou com ajuda de profissionais não habilitados.

O resultado desse processo é uma piora do quadro, com deformação do dedo, infecção e o surgimento de “carne esponjosa” (granuloma piogenico).

Como a Vitalité trata

Inicialmente, medicamentos locais ou via oral são necessários para controle da infecção. Posteriormente, de acordo com a gravidade de cada caso, elege-se o tratamento específico.

Curativos locais com algodão sob a unha encravada costumam dar bom resultado nas manifestações iniciais. Para eliminar o granuloma, pode ser necessária a intervenção de procedimentos cirúrgicos, como eletrocoagulação, criocirurgia e cauterização química. Nos casos mais avançados, a solução pode se dar através de cirurgia para retirada da matriz da unha na região afetada (matricectomia) ou cantoplastia (plástica no canto do dedo, removendo matriz, excesso de pele e tecido inflamatório).

Todos esses procedimentos não necessitam de internação e podem ser realizados na própria clínica.

Topo

Clínica Vitalité
Unidade: Rua.Paulo Parucker,300 - Centro, São Bento do Sul, SC

Telefone:
Unidade SC: +47 3633 6441
E-mail: atendimento@vitalite.med.br